Os alinhadores na forma como estão sendo propostos surgiram na década de 90.
Especificamente nos últimos cinco anos muitos se tem falado sobre eles; sendo apresentado como algo novo, moderno e revolucionário, capaz de tratar todos os problemas ortodônticos de uma forma nunca antes experimentada e mais, substituindo de maneira superior tudo o que vinha sendo utilizado até então.
Associando a imagem de atrasado ou obsoleto aquilo que pejorativamente denominam de “ORTODONTIA TRADICIONAL”.
Sabemos que não é bem assim. Os alinhadores, assim como tantos outros são apenas mais um recurso, com vantagens e desvantagens para tratar alguns tipos de má oclusão.
Não os considero como substituto dos mais tradicionais, muito menos como a única possibilidade de agora em diante.
Na ortodontia interceptativa, identificamos grandes limitações na aplicação de alinhadores na fase de transição da dentição decídua para a permanente.
Ex.: adaptação às coroas clínicas das unidades decíduas.
– Esfoliação das unidades decíduas
– Erupção de sucessores permanentes
Como lidar com essas alterações? Como prever a hora exata da esfoliação?
Necessidade de constantes escaneamentos e confecção de novos alinhadores.
Custo? Disciplina no uso? Perda de dispositivo?
Compilado da Revista Clínica Dental Press, Vol.19 – N. 03, Pg.17 – 2020 – Entrevista com o Dr. Márcio Sobral
Existe alguma vantagem ou é somente a estética?
Apesar de a questão estética parecer a mais atrativa, uma das principais vantagens dos alinhadores é a possibilidade de removê-los para fazer as refeições, o que facilita a escovação e o uso do fio dental. Além de contribuir para a saúde dos dentes, isso torna mais prático o dia a dia de quem usa o aparelho.
Perguntas Frequentes!
Sim! O tratamento com alinhadores pode ser uma ótima solução para adultos e adolescentes que procuram um método praticamente invisível para remodelar o sorriso.
O tratamento com alinhadores tem início com uma consulta com um ortodontista. O ortodontista avaliará o sorriso e depois traçará um plano de tratamento digital preciso e personalizado, que exibe a transformação passo a passo do sorriso.
Depois de aprovar o plano, os alinhadores exclusivos serão confeccionados. Você usará cada conjunto de alinhadores de 20 a 22 horas por dia. Eles serão trocados para um novo conjunto de alinhadores a cada 1 a 2 semanas, conforme indicado pelo ortodontista. Cada conjunto de alinhadores irá gradual e suavemente deslocar os dentes, de acordo com o plano de tratamento, até chegar ao novo e belo sorriso.
O valor do tratamento ortodôntico com alinhadores é determinado pelas necessidades do seu caso, como o tipo de correção que será feita, a complexidade e a duração do tratamento. Somente o ortodontista, após uma avaliação, poderá informar o valor do tratamento.